top of page

Por que fazer um videoclipe?

Atualizado: 4 de jul. de 2022

Há alguns anos atrás para assistir aos últimos videoclipes lançados era só ir até um canal específico da TV: a MTV. Videoclipes e o canal MTV eram praticamente sinônimos, mas tem uma explicação. A modalidade de videos musicais passou a ser popular nos anos 80 atráves do canal americano, que continou por muitos anos sendo a maior referência do mercado.


Hoje, em um mundo completamente digitalizado, os videoclipes ganharam ainda mais notoriedade. Eles fazem parte da comunicação do artista, da história da música e da evolução da carreira profissional no mercado musical.


O Youtube é um dos grandes responsáveis por essa evolução da importância dos videoclipes. Os artistas utilizam a plataforma como ponto de partida para lançamento de álbuns e músicas, sempre acompanhado de um filme, seja um videoclipe, um lyric video ou visualizer.


Não importa qual seja o estilo do videoclipe, ele sempre vai passar uma informação visual que vai além da música e possibilita ao artista contar com mais detalhes sobre as sensações, sentimentos e histórias que existem dentro de uma canção ou melodia.





Mas ainda existem outros fatores importantíssimos que um videoclipe proporciona:


1. Contato com o público Manter contato frequente com pessoas que gostam do seu som é essencial, e produzir videoclipes para sua música pode ser uma boa maneira de fidelização. O público está sempre em busca de coisas novas e originais com as quais se sentem identificados. Assim, pode-se prever que esperam surpresas dos músicos que os acompanham. É por meio dessa forma de comunicação visual que você tem maiores chances de ser conhecido e, o mais importante, reconhecido pelo seu trabalho. Então, se você quiser que mais pessoas conheçam você e compartilhem seu trabalho com outras pessoas, comece já a considerar o videoclipe como um ótimo recurso para isso.


2. Identidade Visual A identidade visual de um artista é um dos fatores mais atrativos para um público (antes de tudo, conheça o seu público e, sobretudo, a sua persona). Portanto, é importante fazer um videoclipe para isso também. Tome o Rei do Pop, Michael Jackson como exemplo em um de seus videoclipes mais famosos, "Thriller". Nessa produção audiovisual, Michal foi consagrado, principalmente pela falta de tecnologia da época. Os efeitos especiais e sons atribuídos à música são lembrados até hoje, certo? Então! Sei que estamos falando de uma grande estrela que já possuía fama inegável; no entanto, é um bom exemplo para perceber a importância do audiovisual na vida de qualquer artista. Hoje, muitos músicos e cantores utilizam meios mais simples, mais adequados aos tempos em que vivemos. O videoclipe, porém, é sem dúvida uma porta de entrada para o artista construir uma estética única e original. E, dessa forma, você pode se tornar conhecido pelos seus vídeos com sua própria personalidade.


3. Muitas oportunidades diferentes de se expressar Hoje todos sabemos que a tecnologia pode fazer muito para produzir um videoclipe. Alguns efeitos especiais que não existiam nas últimas décadas agora aparecem como mais opções para escolher. No entanto, não apenas a tecnologia mudou.

Com as várias inspirações de videoclipes que temos hoje, é muito mais fácil escolher um estilo que você deseja seguir. Seja preto e branco, da frente para trás, a história contada, existem muitas opções para quem quer fazer um videoclipe bem feito.

E lembre-se, não precisa ter custos muito elevados. Basta explorar as suas possibilidades e encontrar o que mais se encaixa com a sua carreira!


4. Potencial de alcance gigante no Youtube Uma vez que o YouTube é, provavelmente, a principal plataforma de streaming que suporta vídeos na atualidade, é óbvio que o videoclipe é algo recorrente nessa rede. Por isso, seja pela gravação de covers ou músicas autorais nesse formato, o YouTube é uma ferramenta aliada para o reconhecimento do artista.


Afinal, o videoclipe pode marcar a carreira de um músico apenas pela sua divulgação? Você já deve conhecer a resposta para essa pergunta, e ela é afirmativa. Por meio da divulgação do videoclipe, um artista pode ficar conhecido pelo mundo inteiro. Não se esqueça de que o audiovisual, além de arte, é uma das formas mais conhecidas de entretenimento! Assim, através da possibilidade do compartilhamento da sua música, você pode se tornar famoso com muito mais facilidade do que sem um videoclipe em mãos.

Agora que você já entende os motivos pelos quais é super vantajoso e necessário ter seu próprio videoclipe, vamos marcar uma reunião?




310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page