top of page

O que é um Fashion Film?

Também chamados de filmes de moda, eles são uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas marcas nos últimos tempos.


Desde o nascimento do cinema, ele e a moda andam lado a lado e possuem uma relação íntima. Uma relação que originou um novo gênero, o Fashion Film.

A moda é um meio visual que está sempre em busca de novos canais para se comunicar sobre suas mensagens e hoje, os meios impressos deram lugar ao universo digital, em uma nova forma de comunicação da indústria da moda.


Os fashion films são vídeos curtos e utilizados pelas marcas de moda para comunicar a estética, as ideias e os conceitos de uma coleção ou um produto ao público.

Altamente compartilháveis, possuem narrativas dramáticas, românticas, sensuais ou divertidas.



Qual o papel do Fashion Film?


Os filmes de moda desempenham um papel importante no processo de tomada de decisão do consumidor. Embora sejam mais conceituais, e menos comerciais, o objetivo não é apenas entreter, mas criar consciência de marca, transmitindo valores e estilos da coleção ou do produto.

A proposta é como a de qualquer outra propaganda: vender aqueles produtos. Porém a forma de fazer isso é refletindo o interno, aquilo que motivou a construção das peças e inspirar os consumidores a sentirem aquilo

que a marca gostaria que sentissem enquanto fazem uso daqueles produtos em questão.


Além disso, a maioria dos consumidores não costumam assistir a desfiles de moda. Os filmes de moda podem, portanto, atingir um público muito mais amplo do que os desfiles.


O que é preciso para produzir um Fashion Film?


O primeiro passo para a produção de um Fashion Film é justamente definir todas as peças da coleção que serão representadas.

O segundo passo é a critação de um roteiro que traduza a essência da marca e o conceito da coleção.

O terceiro passo é definir uma locação e modelo(s) que combinem com a estética desejada e com o conceito da coleção.


Depois dos 3 primeiros passos, é preciso definir alguns pontos mais pontuais, como:

Trilha Sonora

Estratégia de divulgação

Meios de divulgação


Onde ele pode ser divulgado?


A divulgação do Fashion film pode acontecer onde a marca deseja, mas geralmente ocorre nas redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok e no canal da marca no YouTube.


Dica Importante:

Para que seja possível obter um resultado positivo, não basta ter apenas o Fashion Film. Ele nunca deve ser utilizado sozinho dentro de uma estratégia de marketing, e sim como uma ação complementar de divulgação, vendas e branding.


E aí, pronto para gravarmos juntos o seu Fashion Film?

Agora que você já sabe da importância desse recurso para o universo da moda e todos os benefícios que ele traz, é hora de criar o seu.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page